História como Ciência: Pretensões de Validade e Operações da Consciência Histórica
Descubra como a história, em sua versão científica, se distingue das demais formas da consciência histórica e as pretensões de validade da narrativa história
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<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o papel das ações passadas nas ações presentes, segundo o texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">As ações passadas influenciam intensamente as ações presentes através dos dados prévios da tradição, orientando as perspectivas de futuro no âmbito da vida prática atual.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Por que a validade do conhecimento histórico científico é considerada universal?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Porque a validade pretendida por um pensamento histórico constituído cientificamente não é exclusiva da ciência, mas deve ser aplicável a todo pensamento histórico.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a relação entre a historicidade da vida prática humana e a consciência histórica?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A consciência histórica enraíza-se na historicidade intrínseca à própria vida humana prática, baseando-se na presença ativa do passado no quadro de referências de orientação da vida prática atual.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Por que a história é considerada uma ciência?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Porque busca obter um resultado específico, um objetivo de validade da narrativa histórica: a verdade de cada história narrada.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a importância da consciência histórica para a orientação temporal na vida prática atual?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A consciência histórica fornece ao presente uma orientação no tempo, permitindo que a vida prática atual se oriente mediante a rememoração das experiências do tempo passado.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a crítica à visão subjetivista da história?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Subestima o papel da experiência do passado na consciência histórica, tratando a realidade passada como maleável às intenções e projeções atuais.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a concepção objetivista de história difere da subjetivista?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Atribui uma qualidade objetiva à história, vendo-a como dada nas circunstâncias das ações humanas, e considera os processos de tomada de consciência das circunstâncias temporais das ações humanas passadas.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a concepção de história segundo Jörn Rüsen?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A história é entendida como resultado de uma concepção de ações humanas que só se produz quando essas ações já ocorreram, dependendo de um processo consciente de rememoração.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a experiência do passado contribui para a constituição de sentido na narrativa histórica?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A experiência do passado possui em si a propriedade de estar dotada de sentido, permitindo que a constituição consciente de sentido da narrativa histórica se refira diretamente a ela e lhe dê continuação.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a razão da diferença qualitativa entre a história científica e outras formas de consciência histórica?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Surge quando a interpretação produzida pela consciência histórica enuncia pretensões de validade, com a ciência reivindicando que seus enunciados sobre o passado humano são universalmente válidos.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o papel da 'pré-história' nos feitos humanos, conforme descrito no texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A 'pré-história' nos feitos humanos serve como um pressuposto para a constituição de sentido da narrativa histórica, onde o passado se oferece a ser lembrado e ativamente presente na vida prática.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Por que nem toda ação humana passada se qualifica automaticamente como história?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Uma ação precisa ir além de ser meramente passada para se tornar história, requerendo uma relação específica que faça o tempo aparecer como um processo intencional e uma continuidade nas ações humanas.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a natureza 'plástica' da história proposta no texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A história é vista como um estado intermediário entre a ausência de forma e a objetividade rígida, não sendo puramente objetiva nem meramente resultado de atribuição de sentido.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a consciência histórica contribui para a transformação do mundo pelo homem?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Ela permite que o agir humano se realize com uma direção correta, orientando as ações na forma de intenções e possibilitando a realização do potencial inovador das intenções humanas.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a tradição é definida no contexto do texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Tradição é um componente intencional prévio do agir que vem do passado para o presente e influencia as perspectivas de futuro, sem ter inicialmente o caráter de um sentido intencionalmente constituído pela consciência histórica.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">De que maneira a história como crítica da tradição influencia a vida prática atual?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Ao criticar a tradição, a consciência histórica permite uma nova compreensão do passado, presente e futuro, superando os limites da relação do passado com o presente e fornecendo novos elementos para a compreensão da dimensão temporal da vida humana prática.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Por que a consciência histórica se faz necessária, de acordo com o texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A consciência histórica é necessária quando a orientação temporal passada pela tradição não é suficiente para agir com segurança, exigindo uma interpretação adicional e específica do tempo.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como o agir humano é caracterizado em relação ao tempo, segundo o texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O agir humano é um processo de transformação do tempo natural em tempo humano, superando os limites do tempo natural através do superávit de intencionalidade característico do agir humano.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Max Weber define a 'cultura' em relação à história?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Como um extrato limitado da infinitude do mundo, realizado pela perspectiva humana mediante sentido e significado refletidos.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a proposta de Jörn Rüsen para superar os radicalismos subjetivista e objetivista na teoria da história?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Buscar um caminho equidistante de ambos, através de um pluralismo do potencial interpretativo da consciência histórica, equilibrando memória e experiência.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a história é constituída a partir dos 'feitos' humanos?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A história emerge de processos da vida humana prática, onde a interdependência entre passado, presente e futuro permite aos homens orientar suas vidas no tempo.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a história se constitui como realidade nos processos do agir intencional humano?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A história se constitui nos processos em que os seres humanos superam as condições e circunstâncias dadas de sua vida prática, transformando o tempo natural em tempo humano através do agir intencional passado.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Por que nem todas as ações são consideradas história no momento em que ocorrem?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Porque uma ação só se torna história quando é expressamente interpretada como tal, dependendo da reflexão e interpretação posteriores.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">O que é necessário para compreender e fundamentar as operações intelectuais essenciais à consciência histórica?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">É necessário descobrir em que consistem as pretensões de validade da história, às quais conduz o trabalho interpretativo da consciência histórica.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o papel do esquecimento na consciência histórica?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O esquecimento, junto com a lembrança, fornece as referências temporais necessárias para que o passado possa produzir uma representação de continuidade e instituir identidade.</p>
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