A Relação com a Condição Humana de Ser-Mortal
Estudo sobre a relação do homem com a mortalidade e os diferentes modos de lidar com a morte ao longo da história ocidental.
<div style='margin-bottom: 20px;'>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o problema filosófico relacionado ao acesso ao outro segundo o texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O problema filosófico relacionado ao acesso ao outro é a dificuldade de compreender a existência do ser-aí e a tendência de definir-se e aos outros por ocupações ou papéis sociais, ocultando a verdadeira essência da existência.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a importância da fábula de Preocupação para a ontologia de Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Prepara a re-petição da análise do ser-em-o-mundo à luz da temporalidade peculiar ao Dasein, fundamentando interpretações de ser ao longo da história ocidental e estabelecendo um novo paradigma filosófico.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">O que significa ser-possibilidade no contexto do Dasein?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Refere-se à capacidade do Dasein de escolher entre diferentes modos de ser, projetando um futuro para si mesmo.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a existência é caracterizada em relação ao 'ser-com' outros?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A existência é sempre compartilhada, revelando o caráter de ser-com da existência.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">A existência, segundo Heidegger, é considerada como um acontecimento ou um processo contínuo?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Como um acontecimento, articulando os três êxtases temporais e sendo essencialmente histórica, atravessada por quebras e rupturas.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Heidegger diferencia medo e angústia?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O medo desvela algo do interior do mundo como temível, enquanto a angústia se angustia diante do próprio ser-no-mundo.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a visão de Heidegger sobre a relação entre Dasein e os outros no mundo compartilhado?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Dasein reconhece-se e aos outros a partir da ocupação, indicando que o mundo é comum e sustentado coletivamente.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">O que significa 'Sorge' na filosofia de Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Significa a ansiedade e preocupação que nasce de apreensões que concernem ao futuro, englobando tanto o sentido de preocupar-se com algo quanto cuidar de alguém ou algo.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a natureza da angústia na ontologia heideggeriana?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A angústia é existenciária, revelando a estranheza ontológica da existência e a inospitalidade do mundo, não sendo um problema a ser eliminado.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a importância da repetição e confrontamento na metodologia de investigação mencionada?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Serve como cuidado metodológico para que o investigado se mostre tal como é, evitando distorções pela tradição.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a diferença entre 'Geschichte' e 'Historie' na língua alemã, segundo o texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">'Geschichte' refere-se ao acontecer, gestar, indicando o caráter acontecimental da história, enquanto 'Historie' é usado para se referir à história como objeto de ciência, a historiografia.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a existência lida com a determinação existenciária de ser 'nada'?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Cada existência enfrenta a tarefa existencial de lidar com sua natureza de 'nada', realizando-se de maneira própria ou imprópria.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como o ser-em-o-mundo é descrito e qual sua importância?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">É a experiência de não haver separação entre sujeito e objeto, indicando uma relação direta e imediata do indivíduo com o mundo ao seu redor.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a significância da preocupação (Sorge) para o ser-aí?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A preocupação é central para o ser-aí, pois seu ser está constantemente em jogo, respondendo à sua indeterminação ontológica através das possibilidades existenciais.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a importância dos afetos na compreensão da existência segundo Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Os afetos são fundamentais para entender a existência, não sendo secundários em relação ao entendimento.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a relação entre comunicação e entender para Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Para Heidegger, a comunicação é derivada do entender, sendo uma forma de fazer-ver-juntamente.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o papel da fenomenologia segundo o texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Oferece salvação da perdição, entendida como desvio do próprio ser, através de uma experiência estritamente humana.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">O que distingue o ser do Dasein dos demais entes?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O ser do Dasein é específico por questionar seu próprio ser e o dos demais, algo que coisas, animais e deuses não fazem.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a angústia influencia a percepção do ser-aí sobre sua própria existência?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A angústia permite uma visão clara do Dasein, afastando encobrimentos e revelando a existência como outra em relação ao mundo.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a importância da morte na compreensão da existência segundo Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A morte é crucial para a compreensão da existência, pois é a última realização do existir e desafia o indivíduo a confrontar a possibilidade mais própria de poder-não-ser, levando a uma reflexão sobre a autenticidade e a finitude da vida.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a prática psicológica é vista no contexto do mundo compartilhado?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">É vista como um instrumento para a resolução do sofrimento psicológico, buscada após outras tentativas de solução falharem.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a implicação de ser psicólogo ou qualquer outra profissão para a identidade de uma pessoa?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Ser psicólogo ou assumir qualquer profissão são modos possíveis de ser, que respondem à questão da própria existência e não determinam essencialmente o ser.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o papel da interpretação na compreensão do mundo, segundo Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A interpretação é fundamental para entender o mundo, pois todo entender é interpretativo, revelando possibilidades de uso das coisas.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a única condição que permite a um ser humano relacionar-se com a morte, segundo Dastur?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Somente os homens são mortais.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a fenomenologia existencial é definida no texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">É uma análise da existência conduzida pelo método fenomenológico, alcançando a 'essência' da existência.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a função do mundo fáctico na determinação das possibilidades atuais segundo o texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O mundo fáctico determina as possibilidades atuais ao fornecer contextos e ferramentas já existentes, como a roda, que não precisam ser reinventadas a cada momento.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">O que caracteriza o 'encurtamento hermenêutico' proposto por Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A eliminação da ontologia teológica, das verdades eternas, do eu transcendental e o afastamento do pressuposto de um mundo sólido.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a insubstituibilidade de cada existência é caracterizada?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Pelo caráter de ser-cada-vez-meu da existência, indicando que, apesar de outras pessoas poderem realizar tarefas por alguém, o ser de cada um é único.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a sociedade tenta atenuar o enigma da morte, de acordo com o texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A sociedade atenua o enigma da morte através da banalização, tratando-a como um processo biológico, e por meio de rituais de luto e interpretações que distanciam a morte da experiência pessoal, buscando tranquilização.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a visão das sociedades arcaicas sobre a morte, segundo tur (2002)?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A morte é vista como uma passagem para um novo começo, onde vida e morte estão integradas num movimento constante.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a contribuição dos gregos para a compreensão da mortalidade?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Os gregos consideram a mortalidade humana e, em vez de negá-la ou superá-la, a assumem, iniciando a filosofia como esforço de entender a existência.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Por que é importante para Heidegger suspender as interpretações tradicionais de ser e ente?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Para permitir uma nova compreensão da existência humana, livre das limitações impostas por concepções anteriores.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">De que maneira a tradição influencia o Dasein em suas possibilidades?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A tradição serve como um campo de jogo para o Dasein, que pode escolher perpetuá-la ou convocá-la para confronto, inaugurando novas possibilidades.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Heidegger descreve a experiência da morte?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Heidegger descreve a morte como a possibilidade mais própria do Dasein, irremissível, insuperável, certa, indeterminada e uma ameaça constitutiva do existir.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">O que caracteriza o 'ser-no-mundo' na filosofia de Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Ser-no-mundo significa estar familiarizado e tranquilizado com a significância descoberta, habitando um mundo comum de possibilidades e significados compartilhados.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Heidegger descreve a temporalidade da existência em 'Ser e Tempo'?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Através das três extases temporais: passado, presente e futuro, articuladas em toda possibilidade fáctica e modo de existir, refletindo a existenciariedade, factualidade e ser-do-decair.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a 'a-gente' influencia a percepção e as ações individuais na sociedade?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A 'a-gente' determina previamente os significados e as ações no mundo, nivelando as possibilidades e transformando o original em corriqueiro, o que desenvolve uma ditadura de mediania e impede a verdadeira individualidade.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Por que a angústia é considerada um estado-de-ânimo necessário para a apropriação da existência, segundo Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Só se apropria quem se angustia.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o papel do 'nada' na constituição do ser-aí, segundo Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O 'nada' é constitutivo do ser-aí, fundamentando o ser-possível e permitindo a manifestação da angústia como inquietante estranheza.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Heidegger define o Dasein em relação ao ser e ao ente?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O Dasein não é um ente criado à imagem e semelhança de Deus, nem um ente natural, mas um ente que tem de lidar com seu próprio ser.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Quais são os três modos concomitantes de ser-aberto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Encontrar-se, entender e discurso, todos cooriginários e atualizados concomitantemente.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a essência do Dasein segundo Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Reside em sua existência.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a relação entre a ontologia heideggeriana e a prática psicológica?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A ontologia heideggeriana abre possibilidades para ser psicólogo, influenciando a compreensão da existência do outro e própria na trajetória profissional.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como o entendimento é conceituado na filosofia de Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O entendimento é um existenciário, diferenciando-se dos conhecimentos Ônticos derivados do entendimento de ser existenciário.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o objetivo da analítica fenomenológica da existência humana desenvolvida por Heidegger em Ser e tempo?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Servir como fundamento para uma nova ciência do homem.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a principal contribuição de Heidegger para a Psicologia?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Sua 'compreensão' de homem como ser-mortal.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a morte é percebida na mitologia judaico-cristã?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A morte é vista como algo a ser superado, com a promessa de superação na vida eterna através do paraíso e da ressurreição.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a crítica de Heidegger à tradução de 'logos' por 'razão'?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Heidegger critica essa tradução por falsear o caráter discursivo do existir, limitando sua compreensão.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">O que a angústia revela sobre o ser-no-mundo, de acordo com Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A angústia revela a radical singularidade do Dasein e sua 'dependência' do mundo.</p>
</div>
<div style="margin-bottom: 10px; background-color: #f2f2f2; border-radius: 1rem; padding: 10px 20px;">
<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">O que significa 'ser-para-a-morte' na filosofia de Heidegger?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Significa que existir é estar constantemente em direção à morte, reconhecendo-a como uma possibilidade própria e singular que define a existência humana.</p>
</div>
</div>