Relação entre estética e ética em Rorty e Adorno
Análise das relações entre ética e estética nas obras de Richard Rorty e Theodor W. Adorno, mostrando as origens estéticas e afetivas da moral.
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Habermas vê a relação do sujeito moral com seu corpo?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Como uma pré-condição subjetiva do agir comunicativo, essencial para a continuidade do 'si mesmo' ao longo da história de vida.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">O que caracteriza a 'dialética moral' de Adorno?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">É descrita como insolúvel, indicando uma complexidade e contradição inerentes.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o papel do impulso nas ações morais segundo o texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Indica um limite da razão universalista na esfera da moral.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual hipótese o artigo propõe sobre as obras de Rorty e Adorno?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A primazia do prático no projeto filosófico de ambos.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o principal impulso inerente ao comportamento moral, segundo Adorno?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O impulso é a solidariedade com os corpos que sofrem, combinada com o medo físico e a angústia.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Adorno vê a relação entre ordem normativa social e autonomia individual?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Adorno argumenta que a conexão com uma ordem de eticidade social é essencial para a autonomia do indivíduo, pois permite o autocontrole, sem absolutizar essa ordem como a única fonte de sentido moral.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Rorty relaciona estética e ética em sua filosofia?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Rorty relaciona estética e ética ao enfatizar a importância de imaginar, descrever e narrar o sofrimento dos outros para torná-los menos estranhos a nós, tornando-nos mais sensíveis às implicações de nossas ações.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a principal diferença entre as filosofias que buscam o 'belo' e aquelas que buscam o 'sublime', segundo o texto?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">As filosofias que buscam o 'belo' focam na aceitação de uma imanência linguística no conhecimento, enquanto as que buscam o 'sublime' procuram uma verdade não-linguística e um 'real' literal, desvinculado de toda 'representação'.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como os autores Rorty e Adorno relacionam estética e ética?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Através das origens estéticas e afetivas da moral.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a contribuição de Adorno para entender a relação entre estética e ética, segundo o artigo?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Ajuda a compreender as origens pré-discursivas, estéticas, da relação afetiva na base da moral e a motivação para a solidariedade.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como a arte contemporânea é vista em relação à sociedade, segundo Seligmann-Silva?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Ela é percebida como uma forma de crítica ou engajamento social, integrada ao espírito e à negação.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Kant concebe a moralidade em relação à veracidade e às ações humanas?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Kant concebe a moralidade com base em princípios universais e racionais, defendendo que a veracidade é um dever formal do homem sob qualquer circunstância, sem considerar as consequências da ação.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como o filme 'Inteligência Artificial' de Spielberg contribui para o debate entre estética e ética?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Ao discernir diferenças entre conceitos filosóficos através de exemplos de representação e expressão do sofrimento.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a crítica de Rorty à concepção kantiana de moralidade?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Rorty critica a concepção kantiana de moralidade por ser abstrata, não-contextualista e não-consequencialista, argumentando que deveríamos considerar o contexto e as consequências de nossas ações para promover uma comunidade mais inclusiva e democrática.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">A moralidade pode ser plenamente compreendida e aplicada apenas através da racionalidade, sem considerar a sensibilidade estética?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Não, a moralidade não pode ser plenamente compreendida e aplicada apenas através da racionalidade, sem considerar a sensibilidade estética para com o 'proscrito e o proibido'.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o foco principal do artigo de Douglas Garcia Alves Jr. sobre Rorty e Adorno?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Analisar as relações entre ética e estética nas obras de Richard Rorty e Theodor W. Adorno.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a diferença fundamental entre a estética de Rorty e a de Adorno?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Rorty foca na representação do sofrimento, enquanto Adorno enfatiza a expressão do sofrimento.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o papel do 'espírito' na arte, conforme discutido por Adorno?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O espírito na arte tem primazia e penetra o que é tabu, agindo como uma negação específica da sociedade.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a principal tarefa da investigação filosófica sobre a moral, segundo Adorno?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A principal tarefa é refletir sobre as relações complexas entre a eticidade social repressora, mas necessária para a autonomia do sujeito, e a vulnerabilidade à dor do ser humano individual.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é o papel da arte na mobilização da capacidade humana para a solidariedade e consideração pelos excluídos da sociedade?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A arte aspira a mobilizar a capacidade humana para a solidariedade e consideração pelos excluídos da sociedade através da descrição de histórias de sofrimento, num empenho moral.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a visão do pragmatista sobre o universo epistêmico e moral?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">O pragmatista vê o universo epistêmico e moral como um conjunto de práticas cooperativas de construção de crenças, desejos e sentimentos, não fundado em realidades objetivas independentes.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">O que caracteriza a arte contemporânea para Adorno?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">É uma arte do sublime, que busca expressar politicamente no plano formal, através da 'espiritualização' do sensível.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Rorty diferencia as implicações éticas e políticas entre buscar o 'belo' e o 'sublime'?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Buscar o 'belo' implica aceitar a contingência e falibilidade dos consensos sociais, visando 'mais igualdade, menos sofrimento'. Buscar o 'sublime' aspira a 'liberdade absoluta e autonomia plena', sem compromissos entre interesses conflitantes.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a visão de Habermas sobre o futuro da natureza humana?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Ele explora a ideia de uma eugenia liberal, questionando os rumos da evolução humana.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Adorno descreve a relação entre teoria e prática?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Ele afirma que a prática não pode ser completamente derivada da teoria, nem separada dela.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual é a crítica de Adorno à metafísica e como ela se relaciona com sua visão de ética e estética?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Adorno critica a metafísica por sua cumplicidade com a dominação da natureza e desvalorização do não-idêntico, propondo uma filosofia que exige auto-reflexão constante contra a absolutização de posições universais normativas, relacionando-se com a ética e estética pela revalorização do contingente.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Como Adorno relaciona estética e moral?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Através da primazia de uma experiência do não-idêntico, pré-discursiva, que liga o subjetivo ao material e o linguístico ao somático.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">A filosofia pode prescindir do contato com os potenciais reflexivos liberados pela arte?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">Não, a filosofia não pode prescindir do contato com os potenciais reflexivos liberados pela arte.</p>
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<h2 style="font-weight: bold; margin-bottom: 3px; font-size: 1.5rem;">Qual seria a natureza de uma estética rortiana, segundo a hipótese do autor?</h2>
<p style="font-weight: normal; font-size: 1.2rem;">A estética rortiana seria próxima de uma estética do belo, buscando a reconciliação a partir das fraturas da situação histórica, ancorada na imaginação narrativa e na retórica pública.</p>
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